terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SEM RESPOSTA

Às vezes cuidadores pensam “como pode alguém rir em tempos como estes?”. Mesmo assim, rir é o melhor remédio, geralmente, para o cuidador. Estudos mostram que rir eleva o sistema imunológico, controla a pressão e libera endorfinas no cérebro que nos fazem mais felizes e, de fato, mais saudáveis. Esta historinha aconteceu nos Estados Unidos, a cuidadora – no caso, a esposa - aprendeu essa lição... para sua surpresa!

Era o terceiro dia de unidade semi-intensiva de meu  marido, depois de sua quinta cirurgia para remover uma boa parte do que restou de seus intestinos. A cirurgia levou muito mais tempo do que se esperava; Joe estava envelhecido, fraco, e não respondia.

Eu estava sentada ao lado de sua cama e duas enfermeiras tentavam repetidamente fazê-lo tossir, abrir os olhos, mexer um dedo...qualquer coisa que mostrasse que ele as estava escutando. Ele não respondia. Eu rezava a Deus, ‘por favor ajude Joe a responder...qualquer sinal de que ele esteja vivo’.

Finalmente, uma das enfermeiras dirigiu-se a mim e sugeriu que talvez eu soubesse de alguma coisa pessoal, da família, que ela pudesse tentar para estimular uma resposta. Ela disse, “Talvez, você, como filha dele, pode nos ajudar com essa informação”. Eu sorri e disse, “Eu posso te dar essa informação, claro, e obrigada pelo elogio, mas eu sou esposa dele há 43 anos, não sua filha, e nós somos mais ou menos da mesma idade”. A enfermeira olhou pra mim e disse, “Toda a enfermagem pensava que você fosse filha e até comentamos que maravilha que a filha dele está ao seu lado todo o tempo”.

Quando elas estavam dizendo como eu parecia tão jovem, uma tossezinha veio de  meu marido e todas nós arregalamos o olho. Ele não abriu os olhos, mas disse em alto e bom som, “Ela pinta o cabelo!”.
By Donna Parisi
Se você precisa de um cuidador para as festas de fim de ano, fale conosco: www.lifeangels.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário