As vezes os filmes representam papéis diferentes na vida de cada um. E os dramas, com certeza, são aqueles que mais nos marcam. Eles nos humanizam e aproximam da realidade das pessoas de uma forma quase fraternal. Por isso, se você é um apreciador de filmes que te emocionam, aconselho que assista a esses filmes sobre Alzheimer que vão mudar a sua forma de enxergar o mundo e a doença.
8 – The Alzheimer’s Project (2009)
The Alzheimer’s Project é uma série da HBO composta por 4 documentários. As histórias mostram desde a rotina de quem vive com a doença até seus avanços científicos. O filme, produzido nos EUA, contou com o apoio do National Institute on Aging (Instituto Nacional do Envelhecimento), instituição que ficou encarregada de garantir que as informações transmitidas eram sempre verdadeiras.
O primeiro documentário é o The memory loss tapes (As fitas da memória perdida), que revela a história de sete pessoas que vivem com a doença, cada uma em um estágio, e a forma como elas lidam com suas limitações.
O segundo, Grandpa, do you know who I am? (Vô, você sabe quem eu sou?), conta o cotidiano de nove crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, que convivem com avós que sofrem do transtorno.
O terceiro, Momentum in science (Avanços da ciência), dividido em duas partes, que mostra o trabalho de 25 cientistas e médicos que pesquisam as chances de melhorar a identificação e o diagnóstico do Alzheimer.
Por fim,Caregivers (Profissionais da saúde), aborda o trabalho das pessoas que cuidam dos doentes de Alzheimer.
7- Iris (2001)
Iris narra a história de amor entre a talentosa novelista e filósofa, Iris Murdoch (Kate Winslet/Judi Dench) e seu marido, John Bayley (Hugh Bonneville/ Jim Broadbent), que era professor em Oxford.
A trama se passa em duas épocas distintas, mostrando desde o momento em que o casal se conheceu na juventude, até as dificuldades que enfrentam na velhice, quando Iris se descobre com mal de Alzheimer.
6- A vida em post-it (2012)
Este documentário da BBC aborda não só os sintomas e evolução da doença, mas também as questões éticas e morais que envolvem seus paciente, familiares e cuidadores. A personagem principal é Christine, uma doente de Alzheimer que vive sozinha e não quer companhia. O documentário narra o início da sua doença, registando sua luta para conseguir cumprir de forma normal as atividades do dia a dia. Para isso, Christine recorre a extensas agendas, quadros de notas e incontáveis post-its, uma forma de compensar sua perda de memória recente.
5- Meu pai, um estranho (1970)
Em Meu pai, um estranho, o jovem protagonista Gene Hackman, interpreta Gene Garrison, que se vê diante de um dilema moral e familiar. Ele pretende se casar e mudar para a Califórnia, mas nas vésperas de seu casamento, a morte de sua mãe o obriga a cuidar de seu pai, que está diagnosticado com Alzheimer.
4- Aurora Boreal (2005)
Aurora Boreal é aquele tipo de filme em que você não consegue segurar as lagrimas. Com uma trama complicada que aborda a relação de um neto com seus avós, o filme apresenta a história de um rapaz instável de 25 anos que não consegue se fixar em um emprego. Seu avô está desenvolvendo Alzheimer rapidamente e, para ficar perto de sua família – após a morte de seus pais – o jovem começa a trabalhar na instituição onde os avós estão vivendo.
3- Amor (2012)
2- Para sempre Alice (2014)
Com mais de 30 prêmios por sua atuação em Para Sempre Alice, Julianne Moore interpreta a Dra. Alice Howland, uma renomada professora de linguística que aos poucos começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Quando diagnosticada com Alzheimer, a doença coloca em prova a força de sua família e sua relação com o marido, John (Alec Baldwin). Além de reaproximá-la da filha caçula, Lydia, interpretada pela atriz Kristen Stewart.
Nenhum comentário:
Postar um comentário